MATI participa de CONAT 2019

Entre os dias 06 e 08 de novembro de 2019 ocorreu o 41ª Congresso Nacional da Advocacia Trabalhista – CONAT, realizado pela Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas – ABRAT na cidade de Belém do Pará e que tema como cerne central foi sobre o “Peso da Reformas” sofridas na legislação trabalhista.

O MATI se fez representar por seus Coordenadores Regionais, Conselheiros e diversos Membros, sendo certo que lá fomos um dos maiores movimentos representantes da advocacia trabalhista presentes.

A abertura do CONAT 2019 foi marcante, seja pela composição da mesa, com representante dos povos originários, dos quilombolas, governos, movimento LGBTQ+, movimento sindical, antevendo uma constante nas mesas que sucederam que foi a paridade de gênero na composição. A entrega das homenagens para a combativa advogada e
Patrona Regional – Maria de Fátima Pinheiro de Oliveira, da Comenda José Martins Catharino para a ilustre Moema Baptista e para o Patrono Nacional – Osvaldo Sirota Rotbande, membro do MATI e que em discurso de agradecimento, mostrou um vídeo com boas críticas ao atual presidente da República, demonstrando o quão este não respeita a classe operária, os direitos humanos e direitos sociais.
O coordenador regional do MATI e representante da Diretoria, o advogado mineiro Humberto Marcial Fonseca, coordenou a segunda mesa do evento, que contou com a presença do Presidente da Comissão de Direitos Sociais da OAB FEDERAL, Antônio Fabrício de Matos Gonçalves, a juíza Valdete Souto Seveto, parceira do MATI, e a Professora Gisele Cittadino, membro da ABJD.
O MATI esteve presente no 41º CONAT, em Belém-PA, com uma representativa delegação, sendo importante a unidade do MATI para consolidar o campo progressista na busca efetiva da defesa da malha de proteção social, dos direitos sociais, da Constituição Federal, da democracia, da soberania do Brasil. Conclamar a advocacia para participar efetivamente, não apenas nas redes sociais, mas nas ruas, praças e nos tribunais, do mundo com todas entidades de luta como ABJD, ADJC, ANAMATRA, ANMPT, OAB’s e, na linha do suprapartidarismo que defendemos, interagirmo-nos com as pautas comuns. Deveremos, a partir desta unidade, pautar a discussão e estarmos preparados para não nos deixarmos pautar pelas políticas de retrocesso. LUTAR e RESISTIR!

Parabenizamos a ABRAT, em nome de sua Presidenta, Alessandra Camarano e a ATEP – Associação da Advocacia Trabalhista do Estado do Pará, em nome de seu Presidente, Daniel Rodrigues Cruz, pela realização do CONAT e pelas escolhas dos palestrantes e seus temas enriquecedores, parabenizamos também a nomeação do Dr. Osvaldo Sirota Rotbande, membro ativo do MATI, como Patrono Nacional da Advocacia Trabalhista 2019/2020.

Agradecemos, à toda advocacia, pelo lindo ato de desgravo em favor de nossa colega, Daniela Andrade de Lima Borges, que foi interrompida, censurada e advertida, nos usos de suas palavras, de forma grosseira e abrupta pelo Ministro Marco Aurélio Mendes de Farias Mello.

Por fim, agradecemos a todo povo paraense, dos caiapós aos quilombolas e sua cultura local, que sem dúvidas, foi enriquecedora no ponto de vista humano de cada participante deste Congresso.

O MATI voltou do CONAT mais forte, mais resistente e mais capilarizado com novas frentes de luta em novos estados da federação.

“…Tenha fé no nosso povo que ele resiste
Tenha fé no nosso povo que ele insiste
E acordar novo, forte, alegre, cheio de paixão…”
Milton Nascimento.

MATI – Só unidos somos fortes.