Retrospectiva do MATI 2020

2020 foi um ano intenso. A pandemia do coronavírus impôs desafios nunca vividos por nós: isolamento social, adoecimento, muitas mortes, perdas de amigos, colegas e familiares, demissões em massa, dificuldades e problemas do trabalho remoto e das audiências telepresenciais. Seguimos resistindo e buscando melhores condições para a nossa classe, para o Direito do Trabalho e para o nosso país.

Nos unimos ainda mais, ampliamos as parcerias em nossa radicalização da luta em favor dos direitos sociais e, resistindo bravamente, lutamos contra as Medidas Provisórias 905, 927 e 936, e outros absurdos perpetrados pelo governo Bolsonaro, com o objetivo de deixar em destroços o Direito do Trabalho e os direitos sociais e fomos vitoriosos em muitas dessas lutas!

Brigamos para defender a garantia das prerrogativas da advocacia e manifestamos nosso repúdio a atitudes antidemocráticas atentadas contra nossos colegas de profissão e nos posicionamos sempre pela valorização da advocacia trabalhista correspondente, assalariada e militante.

O MATI se colocou, como sempre, ao lado da classe trabalhadora e em favor das greves de categorias profissionais como a dos petroleiros e a dos trabalhadores de aplicativos, defendendo o legítimo direito de greve.

Reiteramos nosso compromisso com a luta antirracista e antimachista com manifestos, lives, internamente, e também ao nos manifestarmos com veemência com nosso repúdio a diversos ataques diretos a pessoas negras, mulheres e, mais recentemente, ao manifestar apoio pela paridade de gênero e a implementação de cotas raciais nas próximas eleições da OAB, que foi aprovada pelo Conselho Federal da Ordem, um importante marco para a construção de uma sociedade justa e igualitária.

Estreamos a TV MATI, o canal do MATI no Youtube (youtube.com/tvmati), e aproximamos a advocacia do país em quase 30 grandes eventos ao vivo abordando diversos temas em torno do Direito do Trabalho e da Justiça Social. Realizamos com sucesso o nosso III Seminário Nacional do MATI de forma totalmente online, do qual participaram juristas do Brasil inteiro em mais de catorze horas de evento sobre a radicalização em defesa da Constituição e dos direitos sociais, com a participação e o apoio de entidades parceiras. Além dos nossos eventos, também participamos de diversos encontros virtuais de outras entidades da advocacia.

Realizamos cursos de sustentação oral, ferramentas de pesquisa patrimonial e utilização estratégica na execução trabalhista, temas polêmicos da execução trabalhista, entre outros.

Oficiamos e debatemos com vários Tribunais Regionais medidas que facilitaram o trabalho da advocacia tentando trazer melhores condições para exercermos nossa tarefa com melhores condições.

Nos manifestamos diversas vezes a respeito de grandes questões nacionais, expondo nosso pensamento firme e consistente na defesa de nossos ideais.

Nos preocupamos com a saúde da advocacia, incorporando campanhas e promovendo palestras, bate-papos debates sobre o tema, com atenção especial também à nossa saúde mental.

Enfim, são tantas atividades e atuações do MATI que o post não teria fim. Por isso, convidamos vocês a continuar acompanhando nossas redes sociais e vir com a gente nessa luta! E se preparem porque vem mais coisa boa por aí!

Em breve teremos eleições do MATI e esperamos ainda mais luta, ainda mais diversidade, ainda mais força e ainda mais união.