NOTA DE REPÚDIO

O Movimento da Advocacia Trabalhista Independente – MATI vem tornar público seu mais veemente repúdio ao desconhecimento do senhor Presidente da República sobre seu papel institucional.

É inaceitável que o Chefe do Poder Executivo ostente tamanho desprezo à dignidade da pessoa humana, sagrado princípio de um Estado Democrático de Direito. Aliás, causam consternação já há algum tempo as insistentes apologias à Ditadura Militar bradadas por Bolsonaro.

No entanto, não divulgamos essa nota com único intuito de dizer o que, para desalento do nosso país, tem sido a marca registrada desse governo.

Não viemos aqui registrar o óbvio. Não estamos aqui apenas para relembrar a ocorrência da ditadura militar. Não viemos apenas trazer à tona, novamente, os horrores vividos nos anos de chumbo neste país, e menos ainda para frisar as consequências nefastas deste período sombrio da História brasileira, que pela força do povo brasileiro, jamais se repetirá.

Esta nota é dirigida especialmente ao colega Felipe Santa Cruz, presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, alvo pessoal da odiosa e hedionda conduta covarde de Jair Bolsonaro, que para além de desrespeitá-lo pessoalmente, pelas razões que expusemos, desacatou, mais uma vez, a advocacia brasileira.

Ao Colega Felipe, lembramos “que uma dor assim pungente não há de ser inutilmente”, e por isso, a você e à advocacia, nosso mais profundo apreço e a certeza de que, muito mais do que antes, seguiremos resistindo.

A nossa jovem Democracia não sucumbirá; unidos, somos fortes. Seguimos em obediência ao nosso juramento solene, cumprindo nosso papel constitucional. Juramos defender a Democracia; por ela, seguimos lutando.

Talvez, com ela, Jair Bolsonaro possa aprender algo. E consiga demonstrar às instituições e ao povo brasileiro aquilo que demonstra desconhecer, nos sete meses ocupando a Presidência da República; o respeito.