MATI atua na Greve Geral de 2019

O MATI – Movimento da Advocacia Trabalhista Independente, com muito orgulho, celebra mais um dia de luta e resistência ao lado da classe trabalhadora.

Neste dia 14 de junho, as advogadas e os advogados integrantes do MATI estiveram presentes nas manifestações de apoio à greve contra a Reforma da Previdência e em defesa da Educação, em vários Estados do Brasil.

Ao lado de representantes das mais diversas categorias, registramos nosso apoio, sempre irrestrito, contra o desmonte da Previdência, ameaçada pela proposta de reforma que, sabemos, retira direitos consagrados da grande massa trabalhadora deste País, deixando à míngua a população que mais precisa dos benefícios previdenciários.

Estivemos ao lado de estudantes, cientistas, professoras e professores, exigindo o fim do corte das verbas destinadas à Educação porque entendemos que só ostentaremos “ordem e progresso” fortalecendo a Educação.

Registramos nosso lamento, não pela luta, esta que sempre nos será estimada, mas pelas políticas públicas adotadas pelo Governo Federal que deixam claro o intento de sonegar direitos garantidos pela Constituição de 1988.
Repudiamos e repelimos, vigorosamente, todas as formas de violência institucional encontradas em nosso caminho, presenciadas por nossos integrantes e parceiros, em diversos estados do Brasil.

Referidos atos são incompatíveis com o Estado Democrático de Direito! É inadmissível reprimir, desta forma, o exercício de uma prerrogativa constitucional como o direito de greve, conquistado a duras penas.

Fomos às ruas, lado a lado com os trabalhadores, prestando apoio incondicional ao projeto constitucional de trabalho e defendendo as garantias fundamentais eternizadas em nossa Carta Magna.

E, por falar na nossa Carta Constitucional, fazemos questão de relembrar o maior pilar da República Democrática: “todo poder emana do povo”.

Assim, estivemos e estaremos nas ruas, ocupando nosso espaço, sempre em defesa dos direitos da população trabalhadora, que só foram conquistados porque houve muita luta e resistência no passado.

Nosso histórico não nos permite calar diante das truculentas propostas do Governo Federal e, por tudo isso, seguiremos lutando e resistindo porque temos certeza de que só unidos somos fortes.

Avante!