“CRIANÇA NÃO DEVE TRABALHAR, INFÂNCIA É PARA SONHAR”
O tema acima foi produzido pela Organização Internacional do Trabalho, para lembrar que, hoje, 12 de junho, é o dia mundial de combate ao trabalho infantil.
O Movimento da Advocacia Trabalhista Independente se associa a todas as entidades da sociedade nesta mobilização, pois não podemos deixar que a infância de nossas crianças seja suprimida em nome do trabalho!
O lugar das crianças é no ambiente familiar, junto de seus pais e da sua família. O lugar das crianças é na escola, para a sua correta formação intelectual e de vida.
O lugar das crianças é nos parques, clubes, campos de futebol, quadras esportivas, enfim, em todos os lugares em que possam brincar e se divertir.
O MATI também está preocupado com a enorme quantidade de crianças trabalhando no Brasil em condições degradantes, inteiramente prejudiciais ao seu crescimento e à sua saúde, sendo certo que, muitas vezes, de forma ainda mais absurda e alarmante, ganham tão somente um prato de comida.
Outro dado alarmante é que a maciça maioria de crianças trabalhando nas atividades domésticas é de meninas, o que faz gerar, inclusive, exploração sexual.
É ainda preocupante que 32% (trinta e dois por cento) das crianças que trabalham estejam no campo, o que mostra a necessidade de eliminar a exploração infantil em todo o território nacional, inclusive na área rural, muitas vezes de difícil acesso e até de fiscalização.
Temos que nos mobilizar para buscar a eliminação do trabalho infantil em curto prazo! A conscientização da população no sentido de denunciar e não aceitar produtos e serviços de pessoas, empresas e indústrias que se utilizam de trabalho é fundamental.
Venha conosco participar desta campanha de cidadania, em defesa de nossas crianças, não somente nesta data, porque este cruel e triste problema ocorre todos os dias.
Se você souber de alguma criança trabalhando, disque para número 100 ou denuncie ao Ministério Público do Trabalho.
As denúncias não revelam os denunciantes, para a proteção dos mesmos.
Vamos lutar pela erradicação do trabalho infantii!
